segunda-feira, 29 de março de 2010

Segunda-Feira (29/03) “O plano de Deus para você através da Paixão de Cristo”

 

      Há quase 2000 anos atrás um evento aconteceu no Oriente Médio que mudou o mundo permanentemente. Nós nunca mais seríams os mesmos. Inclusive nós datamos os nossos calendários segundo esse evento. Todas as vezes que você escreve uma data, você está usando o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo como ponto de foco. As siglas a.C. e d.C. mostram que a história foi dividida por este único evento.

       O que é que faz da Páscoa um evento tão importante? Qual é a coisa extraordinária sobre ela? Porque aquele foi o fim de semana que provou que Jesus era quem Ele disse ser. Ele era Deus e Ele veio ao mundo para nos salvar.

       Os eventos que aconteceram naquele fim de semana de Páscoa, ocorreram em uma dramática susseção de três eventos.

O julgamento de Jesus,

A morte de Jesus,

e a seguir a ressurreição de Jesus.

       Nós vamos agora olhar para todos estes três e suas implicações.

I. O julgamento de Jesus mostra o seu propósito de vida:

Mateus 26.59-68.

’Se você é o Cristo, o Filho de Deus, diga-nos’. ‘Você mesmo o disse’, respondeu Jesus.”

“Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.” João 12.47

II. A morte de Jesus mostra a sua paixão.

“Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós, enviando Cristo para morrer por nós enquanto éramos pecadores.” Romanos 5.8 (BV)

“Pois pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus,  que ele nos deu com tanta fartura!” Efésios 1.7-8

       As costas de Jesus eram uma poça de sangue antes mesmo que ele fosse levado a cruz. Quando você calcula 39 chicotadas vezes nove chicotes, isso mostra as cicatrizes que ele tinha em suas costas mesmo antes de ser cricificado. Depois eles deram a Ele uma pesada cruz que ele deveria carregar até o monte ao calvário. Na medida em que Ele carregava a cruz subindo o monte, Ele tropeçou e caiu devido a perda de sangue e ao cansaço. Eu tenho sido sempre tocado de que eles escolheram, Simão, de Cirene. Um homem simples recebeu o privilégio de carregar a cruz de Jesus.

     A morte da cruz era uma morte por asfixia no qual os crucificados morriam sulfocados. Se você fica pendurado desta maneira por qualquer período de tempo, o que acontece ´q que os músculos ao redor de sua cavidade abdominal, começam a paralisar, e quando todo o peso do seu corpo é sustentado desta maneira, eventualmente você seria capaz de respirar aspirando o ar, mas não seria capaz de expirar, ou seja, fazer com que o ar saísse. Portanto, a morte de cruz seria simplesmente uma morte por asfixia se os romanos quisessem fazê-la acontecer logo.

2 comentários:

  1. Muitissimo interessante o texto.Ele só nos faz lembrar o que ja sabemos,tudo desde o principio foi marcado por Jesus,antes mesmo dele vir como homem para morrer por todos nós,afim de perdoar os nossos pecados.Uma morte de cruz,onde Deus deu seu único filho pra salvar a nós pecadores.O mundo tenta trazer a páscoa de outra maneira,simbolizando ovos e coelhos,mais eles não tentam mostrar o principal e ÚNICO motivo,a ressureição de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. pois eh... ai onde eu pergunto pq que tanta gente, apesar de conhecer a história, continua agindo como se esse sacrifício naum significasse nada... cara, será que é tão dificil agir da forma certa pra demonstrar gratidão por tamanho sacrifício!?

    ResponderExcluir