3. CONTESTE SEUS SENTIMENTOS
O próximo passo para ter mais domínio própio é contestar seus sentimentos. Desafie-os. Atualmente, damos demasiada ênfase aos nossos sentimentos, achamos que tudo precisa nos proporcionar bons sentimentos, senão não vale a pena: “Não sinto vontade de estudar. Não sinto vontade de trabalhar. Não sinto vontade de sair da cama. Não sinto vontade de ler a Bíblia”. Ou: “Sinto vontade de comer mais um prato ou de beber mais um suco. Sinto vontade de assistir a TV por 10 horas”. Não dê aos seus sentimentos tanta autoridade. Eles não são dignos de confiança.
Vou fazer uma pergunta: você permite que seu estado de espírito o manipule? Deus não quer que você seja controlado pelos sentimentos, ams que domine seu estado de espírito. Se Cristo é o mestre da sua vida, você pode aprender a dominar seus sentimentos. Conteste-os. Deus quer que você aprenda a desafiar as suas emoções. por exemplo, vamos dizer que você está lutando contra o estômago, que está ficando grande. Antes de entrar na cozinha e abrir a geladeira, converse consigo mesmo: “Simplesmente preciso comer alguma coisa, senão vou morrer”, deve contestar este sentimento e dizer: “Não, não vou morrer se não comer alguma coisa. Na realidade, terei ainda mais saúde”.
Em Tito 2. 11,12 lemos: “Pois a graça de Deus […] nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente”. A graça de Deus nos dá o poder de fazer o que é certo. Deus nos dá a capacidade de dizer “não” àquele sentimento, quele desejo, àquele impulso. É um poder sobrenatural. Com a ajuda de Deus, você pode dominar seu estado de espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário