- Despertar
- Ebenézer
- Elohim
- Kainón
- Karis
- Koinonia
- Logos
Igreja em Células
A prática de grupos pequenos originou-se nos dias da igreja primitiva como um dos principais veículos de evangelização, ensino e pastoreamento.
Atos 2:46 – “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração”.
Atos 5:42 – “E todos os dias no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar a Jesus”.
Além das reuniões maiores, as pessoas que iam se convertendo se reuniam de casa em casa e perseveravam na doutrina dos apóstolos (ensino), na comunhão (relacionamento), no partir do pão e nas orações (Atos 2:42).
Os apóstolos nos deixaram esse modelo de trabalho que se mostrou muito eficaz, pois extrapolou os limites de Jerusalém. Atos 5:14 – declara: “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor”.
O trabalho em células é uma estratégia dada às igrejas nos dias de hoje por meio do Espírito Santo, tendo como foco principal o evangelismo e o acompanhamento adequado das vidas, dando o crescimento espiritual necessário.
As células são reuniões informais onde as pessoas são encorajadas a compartilhar suas necessidades como base para a oração e ajuda. O grupo funciona como uma família estendida, que expressa a vida de toda a comunidade e segue uma visão e propósito. Cada célula possui um líder que faz um trabalho pastoral aos seus membros.
No livro de Atos, a Bíblia nos mostra que a igreja vivia em constante crescimento, tanto em qualidade, buscando o amadurecimento dos seus membros, quanto em quantidade.
As células tem sido a estratégia utilizada pela igreja local para o trabalho evangelístico que por meio do bom testemunho dos membros do grupo e do amor demonstrado a todos aqueles que não conhecem a Jesus possam alcançar muitos ao Senhor.
De onde vem o nome célula?
Na biologia, ela é a estrutura mais básica e fundamental dos organismos vivos. É através das células que o corpo humano cresce e a vida se renova constantemente. Isso se dá porque cada um contém em si todas as informações genéticas (DNA – Códigos Genéticos) daquele corpo e se submete ao interesse geral do organismo como um todo. Isso significa que através de uma única célula podemos conhecer as características da identidade de todo aquele corpo.
A função fundamental de uma célula é prover vida ao corpo e multiplicar-se, produzindo o crescimento do mesmo e mantendo sua saúde.