terça-feira, 5 de abril de 2011

Tatuagens e cristãos – Certo ou errado?

 

Pergunta: Tatuagens e cristãos – Os cristãos devem ter tatuagens?

O que a Bíblia diz sobre tatuagens? É um pecado ?

Tatoo CristãAlém de olhar para o que a Bíblia diz sobre tatuagens, juntos, vamos considerar as preocupações em torno da tatuagem e hoje apresentamos um questionário auto para ajudar você a decidir se fazer uma tatuagem é certo ou errado.

Resposta: A resposta, creio eu, é sim e não.

Tattoo ou não?

Esta é uma pergunta que muitos cristãos se esforçam para responder. Acredito que a tatuagem se enquadra na categoria de “questões controversas “, onde a Bíblia não é clara. Mas, espere um minuto, você pode estar pensando. A Bíblia diz em Levítico 19:28: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vossocorpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” Quanto mais claro pode ser isso?

É importante, no entanto, olhar para o versículo no contexto. Esta passagem em Levítico, incluindo o texto ao redor, é que tratam especificamente com os rituais religiosos pagãos dos povos que vivem ao redor dos israelitas. O desejo de Deus é o seu povo para além de outras culturas. O foco aqui é proibir mundanos, culto pagão e bruxaria. Deus proíbe a seu povo santo para participar na adoração, idolatria e feitiçaria pagã, que imita os pagãos. Ele faz isso fora de proteção, porque ele sabe que isso vai levá-los a partir do único Deus verdadeiro.

É interessante observar o versículo 26: “Não comer carne que não tenha sido drenado de seu sangue”, e versículo 27: “Não aparar o cabelo de seus templos ou aparar a barba.” Bem, certamente muitos cristãos hoje podem comer carne e cortar os cabelos sem participar do culto proibido de pagãos. Naquela época, esses costumes foram associados com os rituais pagãos. Hoje eles não são.

Assim, a pergunta permanece importante, é fazer uma tatuagem de uma forma de pagãos, mundanos culto ainda hoje proibido por Deus? Minha resposta é, esta questão é discutível, e deve ser tratada como um 14 Romanos questão.

Se você estiver considerando a pergunta “Fazer uma tatuagem ou não?” Eu acho que as questões mais graves estão a perguntar-se: Quais são os meus motivos para querer uma tatuagem? Eu estou fazendo para glorificar a Deus ou chamar a atenção para mim? Será que minha tatuagem será uma fonte de contenção para os meus entes queridos? Vai fazer uma tatuagem porque quer desobedecer os seus pais? Será que a minha tatuagem mostra que sou fraco na fé e posso tropeçar?

Em meu artigo ” O que fazer quando a Bíblia não é clara “, descobrimos que Deus nos deu um meio para julgar nossos motivos e pesar as nossas decisões. Romanos 14:23 afirma: “… tudo que não provém de fé é pecado.”Agora sim está bem claro!

Em vez de perguntar “Está tudo bem para um cristão fazer uma tatuagem”, talvez uma pergunta melhor seria: “Está tudo bem para mim fazer uma tatuagem?”

Desde que a tatuagem é um assunto tão polêmico, hoje, eu acho que é importante examinar o coração e os seus motivos antes de tomar a decisão.

Auto-exame – tatuagem ou não?

Aqui está um auto-exame com base nas idéias propostas em Romanos 14 . Estas questões irão ajudá-lo a decidir se deve ou não fazer uma tatuagem e se tatuagem é um pecado para você:

  1. Como o meu coração e minha consciência me condenar?
  2. Eu tenho liberdade em Cristo e uma consciência limpa diante de Deus para tomar a decisão de fazer uma tatuagem?
  3. Eu estou julgando a um irmão ou irmã, por eu não ter liberdade em Cristo para fazer uma tatuagem?
  4. Será que eu ainda quero essa tatuagem a partir de agora?
  5. Os meus pais e familiares iriam aprovar?
  6. Se eu fizer uma tatuagem estarei escandalizando meus amigos e permitindo que eles caiam em pecado?
  7. Fazer uma tatuagem é uma decisão minha na fé e o resultado será para glorificar a Deus?

Em última instância, a decisão é entre você e Deus. Embora possa não ser uma questão a preto e branco, existe uma escolha certa para cada indivíduo. Tire algum tempo para responder a estas perguntas honestamente e o Senhor irá mostrar-lhe o que fazer.

Escrito por: Greg Laurie

4 comentários:

  1. Muito legal o post. Quem me conhece sabe que não tenho nada contra essas coisas, mas esse post foi legal. Não aconselho nenhum cristão por aqui em Santa Cruz, não é por ser pecado e sim pela imaturidade dos nossos... infelizmente as pessoas não tem maturidade pra isso e é aí onde o Apóstolo Paulo afirma: "Estou preso com vocês (irmãos novos na fé)". Acho interessante, que até os novos convertidos entendem... mas o problema são os mais velhos '-' incrível isso... tinha muita vontade de usar um alargador, mas pra o pessoal eu manchei a cruz de Cristo. Aí pra o bem de minha fé em Cristo achei melhor tirá-lo. bem... muito legal o post. Rock'n Roll e Jesus no coração (o(

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tema, e minha opnião era justamente essa. Acho que vale da conciência de cada um, se vc acha q isso atrapalharia sua vida espiritual, então não faz pow .. Contando que o mais importante é Deus, o resto é besteira. =)
    Bjão Manolos ;D

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não é pecado desde que não faça desenhos demoníacos ou que ofendem a fé cristã.
    e acho que se um dia eu chegar a fazer uma tatuagem não vai atrapalhar minha comunhão com Deus, nem com a igreja! só que vai de você achar que vai atrapalhar ou não.
    existem muitos preconceituosos que vão falar muito caso isso aconteça, mas como Cine mesmo disse o mais importante é DEUS, o resto é besteira. então pra mim fazer tatuagem não é pecado, é isso que penso, beeijos ;D

    ResponderExcluir
  4. Grande Tito, sempre quebrando os paradigmas mais mais ínfimos e imponentes, parabéns dude!

    ResponderExcluir